Por que ficamos vermelhos quando estamos com vergonha?

O fenômeno natural conhecido como ruborização, o famoso “ficar vermelho”, é uma resposta involuntária do organismo que está relacionada à liberação do hormônio adrenalina quando sentimos vergonha por uma alguma situação embaraçosa.

Imagine-se na seguinte situação: você é chamado em uma sala de espera repleta de pessoas. Ao levantar-se, dá alguns passos e, então, tropeça e dá de cara no chão. É, não parece muito agradável, não é? A sua reação voluntária será, provavelmente, levantar-se e tentar ignorar o que acabou de acontecer. Sua reação involuntária, por outro lado, será algo que acontece muito com quem passa por uma situação vergonhosa: ficar vermelho.
O mecanismo responsável pela causa do rubor é Sistema Nervoso Simpático (SNS), que faz as mensagens dadas pelo sistema “viajarem” em fluxo bidirecional. Essas mensagens, que saem do SNS, podem desencadear mudanças em diferentes partes do corpo simultaneamente, como aceleração dos batimentos cardíacos, dilatamento das passagens dos brônquios, constringirem vasos sanguíneos e outros.
A vermelhidão acontece no momento em que o hormônio dilata os vasos sanguíneos com o objetivo de melhorar o fluxo de sangue e o transporte de oxigênio.
Geralmente, as veias da face são as primeiras a responderem ao sinal, fazendo com que o sangue flua em maior quantidade e dando espaço para aparência avermelhada.

Mas, por que isso acontece, afinal?

Quando a adrenalina é liberada em nosso corpo, diversos efeitos diferentes acontecem automaticamente, como a dilatação das nossas pupilas para que possamos usar o máximo da informação visual. A adrenalina também diminui o processo digestivo para direcionar energia aos músculos.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Por que ficamos vermelhos quando estamos com vergonha?"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial